Dezembro Amarelo é uma campanha que busca conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele. Este mês, que coincide com o início do verão no Brasil, é fundamental para destacar a importância dos cuidados com a exposição solar e a necessidade de medidas protetivas contra a radiação ultravioleta (UV).
O câncer de pele é a proliferação anormal e desordenada de células na epiderme, sendo o tipo mais comum de câncer no mundo. Ele é classificado em dois grandes grupos: melanoma e não melanoma. Embora o câncer de pele não melanoma seja mais prevalente, o melanoma é o mais agressivo e responsável pela maior parte das mortes relacionadas à doença.
As atividades carcinogênicas podem ter características muito diferentes de uma pessoa para a outra e mesmo em lesões diferentes no mesmo indivíduo. Por conta disso, é primordial que qualquer alteração dermatológica, seja avaliada por um médico dermatologista.
O melanoma é o tipo mais raro, representando cerca de 3% dos casos, mas é altamente letal devido ao alto potencial de metástase. Os principais subtipos incluem:
Os principais fatores de risco incluem:
A prevenção é baseada em medidas de fotoproteção:
O Dezembro Amarelo ressalta a importância da educação e da conscientização sobre o câncer de pele. Medidas preventivas simples podem reduzir significativamente os casos da doença e suas complicações. A detecção precoce permanece como a melhor estratégia para melhorar os prognósticos e salvar vidas.
Todas as informações redigidas neste artigo, possuem as seguintes referências: