O papilomavírus humano (HPV) é um dos vírus mais comuns do mundo, transmitido principalmente por contato sexual. Ele está associado ao desenvolvimento de verrugas genitais e de diversos tipos de câncer, como o de colo do útero, ânus, pênis, garganta e boca. A vacina é a principal forma de prevenção contra os tipos mais perigosos do vírus, e neste artigo vamos detalhar quem deve se vacinar, qual o esquema vacinal recomendado e as vantagens da Gardasil 9, disponível na rede privada.
O HPV é um grupo de mais de 200 tipos de vírus, sendo que pelo menos 14 deles são considerados oncogênicos, ou seja, têm potencial para causar câncer. A infecção é silenciosa e muito comum: estima-se que 80% das pessoas sexualmente ativas serão expostas ao vírus em algum momento da vida. A vacinação antes do início da vida sexual é a forma mais eficaz de proteção.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece a vacina quadrivalente gratuitamente para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Pessoas imunossuprimidas e pacientes transplantados ou vivendo com HIV/Aids também têm direito à vacina gratuitamente até os 45 anos de idade.
Veja abaixo o esquema vacinal recomendado:
Gardasil 9 é uma vacina recombinante nonavalente, ou seja, oferece proteção contra nove tipos do HPV: 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58. Está indicada para mulheres e homens de 9 a 45 anos. A vacina é especialmente recomendada para quem deseja ampliar a cobertura de proteção, principalmente adultos e populações em maior risco.
Principais vantagens da Gardasil 9:
A vacina quadrivalente é oferecida gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em escolas públicas durante campanhas de vacinação, e em Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs) para os grupos especiais. A Gardasil 9 pode ser adquirida em clínicas de vacinação privadas e farmácias com serviço de imunização autorizado pela Anvisa.
A vacinação contra o HPV é um investimento na saúde a longo prazo. Proteger-se hoje é reduzir significativamente as chances de desenvolver doenças graves no futuro. Converse com seu médico, entenda as opções disponíveis e mantenha sua caderneta de vacinação atualizada.
AUTOR: Daniel R Alves J. Especialista de treinamento em vendas, atenção farmacêutica e vacinação. Farmacêutico Bioquímico: CRF SP 39673
Todas as informações redigidas neste artigo, possuem as seguintes referências:
MSD SAÚDE. Gardasil 9 – Minibula. Disponível em: https://saude.msd.com.br/products/gardasil-9/minibula/
CONSULTA REMÉDIOS. Bula Gardasil 9. Disponível em: https://consultaremedios.com.br/gardasil-9/bula
SALOMÃO ZOPPI DIAGNÓSTICOS. Vacina HPV. Disponível em: https://salomaozoppi.com.br/saude/vacina-hpv
BVS MS. Vacinação. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/vacinacao/
DATASUS – Ministério da Saúde. Calendário Vacinal Infantil. Disponível em: http://pni.datasus.gov.br/calendario_vacina_Infantil.asp